Na última segunda-feira (23) começamos a tentar seguir um cronograma diário. Tenho lido que é muito importante manter a rotina. Vários médicos, inclusive o pediatra, neonatologista e especialista em desenvolvimento infantil, Dr. Guilherme de Abreu, que é responsável pelo ambulatório de neonatologia do Hospital Israelita Albert Einstein, deu essa recomendação numa live que fiz com ele para a ONG Nosso Olhar.
Desde o começo da semana tem sido assim, estou tentado manter horários e tarefas. Depois do almoço as crianças escovam os dentes, colocam o uniforme da escola e começam as atividades.
Isso foi muito importante no primeiro dia, para o Chico se concentrar e treinar as habilidades. Ele botou a bermuda, a camiseta e depois foi pra salinha de estudo. O primeiro a fazer atividade foi o ele. Abaixo, detalhei a rotina por dia, depois vou atualizando aqui conforme formos avançando:
Segunda-feira: o Chico começou com uma tarefa de português, depois teve matemática, com uma leitura de caso. Aí, ele fez uma ficha de habilidades, trabalhando o corpo humano. Nessa tarefa o exercício foi com a representação das mãos, direita e esquerda. Dei um descanso e mais tarde ele fez a atividade de inglês “My name in Braille”. Ele fez com o pai e a proposta era escrever o nome dele em Braille.
Terça-feira: a rotina foi um pouco mais conturbada. A Maria Antonia não estava muito bem, então teve que fazer uma coleta para exame e isso mexeu um pouco com os horários. Novamente todos colocaram seus uniformes e depois começamos. Primeiro fizemos uma lição de matemática, adaptamos com os palitinhos. A proposta era trabalhar a lógica. Ele fez com o pai. Os dois colocavam os palitinhos nas mãos e escondiam. O papai tinha que adivinhar quantos tinham na mão do Chico. E ele tinha que fazer o mesmo com o papai.
Depois trabalhamos com um vídeo da Turma da Mônica sobre os bixinhos. “Sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão”, produzido pelo Márcio Araujo. A intenção era reforçar a importância do afastamento social, da limpeza, higiene e evitar cumprimentos. Não por falta de carinho, mas sim por prevenção e cuidado com a saúde.
Não paramos por aí, fizemos com o Chico uma leitura sobre as partes do corpo, trabalhando o feminino e masculino. E depois, uma atividade de língua portuguesa com o vídeo da música “Aniversário, do grupo Palavra Cantada. Por último, a professora de inglês mandou uma música com vídeo e ele adorou, cantou e se divertiu muito.
Já o dia da Maria Clara foi mais leve. Ela assistiu o vídeo da contação de história do “Camilão, o comilão”. O livro original foi escrito pela autora Ana Maria Machado. E aí, ela fez um desenho com giz de cera para ilustrar a história que tinha escutado.
A Antonia como estava adoentada, não deixei que fizesse nenhuma atividade. Ela está com dor ao urinar, então fizemos exames para investigar se era alguma infecção.
Quarta-feira: a nossa rotina de estudos na salinha foi iniciada com o Chico. A primeira atividade foi de língua portuguesa, escrevemos palavras que começavam o fonema “ba” nos vídeos. Depois trabalhamos com reciclagem, fizemos chocalhos. E logo em seguida, o Chico assistiu a história da Princesa e a ervilha.
Aí veio a participação da Clara no vídeo de inglês cantando. Em seguida, os três fizeram a atividade juntos, que foi o bingo. A princípio era uma atividade da Clara, mas os irmãos quiseram participar. A Antonia já melhorou um pouco e participou de duas atividades com os irmãos.
O mais bacana na atividade de bingo é que o Chico ganhou um de aniversário neste ano, então não precisamos adaptar. Conseguimos que os três participassem. Ah, o Chico foi muito bem hoje na língua atividade de portuguesa. E, por fim, fizemos uma dancinha com os chocalhos, que serviu como atividade física no final.
Comments are closed.