Na última segunda-feira (23) começamos a tentar seguir um cronograma diário. Tenho lido que é muito importante manter a rotina. Vários médicos, inclusive o pediatra, neonatologista e especialista em desenvolvimento infantil, Dr. Guilherme de Abreu, que é responsável pelo ambulatório de neonatologia do Hospital Israelita Albert Einstein, deu essa recomendação numa live que fiz com ele para a ONG Nosso Olhar.

Desde o começo da semana tem sido assim, estou tentado manter horários e tarefas. Depois do almoço as crianças escovam os dentes, colocam o uniforme da escola e começam as atividades.

Isso foi muito importante no primeiro dia, para o Chico se concentrar e treinar as habilidades. Ele botou a bermuda, a camiseta e depois foi pra salinha de estudo. O primeiro a fazer atividade foi o ele. Abaixo, detalhei a rotina por dia, depois vou atualizando aqui conforme formos avançando:

Segunda-feira: o Chico começou com uma tarefa de português, depois teve matemática, com uma leitura de caso. Aí, ele fez uma ficha de habilidades, trabalhando o corpo humano. Nessa tarefa o exercício foi com a representação das mãos, direita e esquerda. Dei um descanso e mais tarde ele fez a atividade de inglês “My name in Braille”. Ele fez com o pai e a proposta era escrever o nome dele em Braille.

Terça-feira: a rotina foi um pouco mais conturbada. A Maria Antonia não estava muito bem, então teve que fazer uma coleta para exame e isso mexeu um pouco com os horários. Novamente todos colocaram seus uniformes e depois começamos. Primeiro fizemos uma lição de matemática, adaptamos com os palitinhos. A proposta era trabalhar a lógica. Ele fez com o pai. Os dois colocavam os palitinhos nas mãos e escondiam. O papai tinha que adivinhar quantos tinham na mão do Chico. E ele tinha que fazer o mesmo com o papai.

Depois trabalhamos com um vídeo da Turma da Mônica sobre os bixinhos. “Sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão”, produzido pelo Márcio Araujo. A intenção era reforçar a importância do afastamento social, da limpeza, higiene e evitar cumprimentos. Não por falta de carinho, mas sim por prevenção e cuidado com a saúde.

Atividade de língua portuguesa sobre as partes do corpo.

Não paramos por aí, fizemos com o Chico uma leitura sobre as partes do corpo, trabalhando o feminino e masculino. E depois, uma atividade de língua portuguesa com o vídeo da música “Aniversário, do grupo Palavra Cantada. Por último, a professora de inglês mandou uma música com vídeo e ele adorou, cantou e se divertiu muito.

Desenho sobre a história do Camilão, o comilão.

Já o dia da Maria Clara foi mais leve. Ela assistiu o vídeo da contação de história do “Camilão, o comilão”. O livro original foi escrito pela autora Ana Maria Machado. E aí, ela fez um desenho com giz de cera para ilustrar a história que tinha escutado.

A Antonia como estava adoentada, não deixei que fizesse nenhuma atividade. Ela está com dor ao urinar, então fizemos exames para investigar se era alguma infecção.

Quarta-feira: a nossa rotina de estudos na salinha foi iniciada com o Chico. A primeira atividade foi de língua portuguesa, escrevemos palavras que começavam o fonema “ba” nos vídeos. Depois trabalhamos com reciclagem, fizemos chocalhos. E logo em seguida, o Chico assistiu a história da Princesa e a ervilha.

Aí veio a participação da Clara no vídeo de inglês cantando. Em seguida, os três fizeram a atividade juntos, que foi o bingo. A princípio era uma atividade da Clara, mas os irmãos quiseram participar. A Antonia já melhorou um pouco e participou de duas atividades com os irmãos.

O mais bacana na atividade de bingo é que o Chico ganhou um de aniversário neste ano, então não precisamos adaptar. Conseguimos que os três participassem. Ah, o Chico foi muito bem hoje na língua atividade de portuguesa. E, por fim, fizemos uma dancinha com os chocalhos, que serviu como atividade física no final.

Author

Comments are closed.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0