Fizemos uma lista de algumas mulheres com Síndrome de Down que causaram impacto na sociedade e fizeram diferença lutando por inclusão e mostrando que é possível para todas.

1- Jamie Brewer



Com 34 anos, ela é atriz, americana, que ficou muito conhecido pelo seu trabalho em American Horror Story, uma menina esperta que adorava entrar na casa mal assombrada para brincar com seus amigos fantasmas, na primeira temporada da série. A atriz também é ativa na comunidade dos portadores de síndrome de Down, sendo a pessoa mais jovem a ser eleita presidente da Arc do condado de Fort Bend, uma organização que cria oportunidades para pessoas com deficiência intelectual e de desenvolvimento.

2-Débora Seabra

Nascida no início da década de 1980, quando eram poucos os conhecimentos sobre o talento e o potencial de quem tem a síndrome, Débora viveu as dificuldades na pele. Ela virou notícia por um péssimo motivo. Primeira professora com síndrome de Down do país, Débora Seabra de Moura precisou ir a público se defender da discriminação praticada pela desembargadora Marília Castro Neves, que deu uma declaração na sua conta do twitter a magistrada postou uma mensagem que ironizava a função de Débora. “O que será que essa professora ensina a quem? Débora trabalha há mais de 13 anos com educação e ficou horrorizada com uma declaração dessas, ela escreveu uma carta de próprio punho e colocou nas redes sociais, onde ela explicava para a ministra o que fazia. Além de professora Débora é autora do livro infantil Débora Conta Histórias, coletânea de contos sobre diversidade, publicado em 2013 pela editora Alfaguara.

3- Isabella Springmuh

A estilista Guatemala é a primeira designer com Síndrome de Down que aparece na London Fashion Week. Ela foi destacada como uma das 100 mulheres mais notáveis em 2016, pela BBC 100 Women.

3- Lauren Potter

Potter é atriz americana que ficou muito conhecida na série Glee, interpretando a Becky Jackson , uma líder de torcida com Síndrome de Down. Em 2011 o atual presidente dos Estados Unidos chamou Lauren para participar do Comitê do Presidente para Pessoas com Inaptidões Intelectuais onde ela aconselhará para Casa Branca assuntos relacionadas à população com inaptidões intelectuais.

4- Angela Cachiler


Ela se tornou a primeira vereadora da Espanha com Síndrome de Down, todos descrevem Angela como uma exemplo de garra e força.

6- Fernanda Honorato

Carioca da gema, Fernanda foi a primeira repórter com Síndrome de Down, capacitada para conduzir reportagens de diversos temas. O currículo da repórter não para por aí. Atualmente é dançarina de dança cigana e atleta da Sociedade de Síndrome de Down na modalidade natação.

Comments are closed.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0