Junto ao mês de junho vêm as festas juninas e os deliciosos pratos típicos desta época do ano. O tempo friozinho já nos faz ter mais vontade de comer, a variedade de comidas então são convites para nos deliciar. Mas é possível curtir esta época sem exagerar no açúcar, no sal e nos ingredientes não tão saudáveis.

Pensando nas crianças trouxemos uma receita deliciosa, que pode ser facilmente feita em casa. É a canjica baby, receita do site Primeiras Colheradas.

Ingredientes

Para o leite de coco caseiro: 1/2 xícara de coco fresco ralado (120g); 1/2 xícara de água (120g).

Para a canjica:

1/2 xícara de canjica (120g); 2 1/2 xícaras de suco de maçã (750ml); 3/4 de xícara de leite de coco caseiro (200ml); 1/2 colher de sopa de essência de baunilha (7,5 ml); 1 colher de chá de canela (5g); 1/2 colher de chá de gengibre em pó (2,5g); 1/2 colher de chá de noz moscada (5g).

Modo de preparo

Leite de coco caseiro: No liquidificador junte a água e o coco, bata por cinco minutos. Com a ajuda de um pano de prato limpo, coe a mistura de água e coco numa tigela. O leite de coco caseiro é mais líquido e não tão branco quanto a versão industrializada.

Canjica: Em um recipiente coloque a canjica e 250 ml de suco de maçã. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira da noite para o dia de molho. Coloque a mistura de canjica e o suco de maçã em uma panela de pressão. Adicione 100 ml de suco de maçã e leve para cozimento em fogo baixo por 10 minutos, contados a partir do momento que a panela pegar pressão. Deixe a panela perder a pressão e abra para conferir a quantidade de líquido. É necessário ter dois dedos acima dos grãos. Caso seja preciso, junte água filtrada para atingir esse nível. Feche novamente a panela e leve para cozimento em fogo baixo por mais dez minutos, contados a partir do momento que a panela pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão. Coloque a canjica em outra panela, e em fogo baixo, junte o leite de coco e o restante do suco de maçã. Mexa constantemente até engrossar. Coloque a baunilha, a canela, o gengibre e a noz moscada e mexa para incorporar. Você pode servir morna ou gelada.

Foto: Reprodução

Author

Comments are closed.