Percepção é um ato ou capacidade de perceber alguma coisa baseada em vivências passadas, existem vários tipo de percepção dentre delas a visual, social e musical, além disso, existem percepções que estão ligadas ao sentido como a percepção auditiva, táctil, olfativa e gustativa. É uma função cognitiva e é o tema que vamos abordar hoje na nossa série “Brincar para Aprender”.

A percepção em psicologia e ciência cognitiva, é a função cerebral que atribui significado a sentidos sensoriais para atribuir significado ao seu meio mais especificadamente na psicologia ela é de extrema importância, por que o comportamento das pessoas é baseado em interpretação que fazem da realidade e não realidade em si. Por esse motivo a percepção do mundo é diferente para cada um. Á medida que adquirimos novos conhecimentos nossa percepção sobre as coisas podem ir mudando.

Vamos falar um pouquinho sobre alguns tipos de percepção e a importância dela em cada sentido.

Percepção Visual é interpretação de certos estímulos visuais, que a pessoa obtém algum tipo de informação através dos seus olhos, que compreende também a percepção de formas, cores, intensidade luminosa e movimentos.

Percepção Social consiste na capacidade de ver e interpretar o comportamento de outras pessoas, importante para o convívio social.

Percepção Musical  é a capacidade de reconhecer e ter a percepção do som, ritmo e melodia. A percepção musical pode incluir a identificação de acordes, de intervalos, de solfejos.

São as principais e no desenvolvimento infantil o desenvolvimento da percepção vai muito além com estímulos, já que é com base em vivências o ideal é realizar atividades que estimulem as crianças a usar os sentidos e ir trabalhando isso durante a infância toda. 


Author

Comments are closed.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0