Este post de hoje não é um relato médico. Ele é um relato materno, é o acompanhamento anual que o Francisco e agora a Maria Clara com um ano fazem. Acho legal compartilhar pois como mãe atenta à todos os detalhes, afirmo que, me sinto mais segura em relação ao crescimento deles. Tudo que queremos é que os nossos filhos cresçam saudáveis. Pensando na alimentação, nas vitaminas, homeopatia e nas melhores atividades esportivas e de lazer para eles.

Uma vez por ano a pediatra pede exames de sangue, urina, ultra abdominal total, e acompanhamento oftalmológico com dilatação das pupilas.Para o Chico a cada 8 meses o ecocardiograma, eletrocardiograma também é necessãrio, assim podemos acompanhar o pós cirúrgico cardíaco dele, que está ótimo e dentro da normalidade. Com o Chico evidentemente temos que estar atentos a todos os sinais de possíveis alterações, então fiz uma listinha com os exames que julgo necessário e o pediatra deles também.

Hemograma com Plaquetas
T4 Livre – Tiroxina Livre
Anti-TPO-Anticorpos Anti-Peroxidase
Vitamina B12
Fósforo
Ferritina
Hemoglobina Glicada
Triglicérides
TGP-ALT – Alanina Aminotransferase
Creatinina
Cultura em Urina
TSH-Hormônio Tireoestimulante
Anti-Tireoglobulina- Anticorpos
Ácido Folico
Cálcio Ionizado
Vitamina D -25 OH
Glicose
Colesterol Total e Frações
TGO-AST – Aspartato Aminotransferase
Ureia
Urina Tipo 1
Urina com biocultura

Fora os de rotina anual podem ser solicitados Raixo-x da cervical para ver a estabilidade da coluna e Raio-X de quadril, este é necessário quando a criança com SD começa a dar seus primeiros passinhos.

O Chico devido uma alteração auditiva também tem um acompanhamento de exames com Bera (Exame do potencial evocado do tronco encefálico) e imitancionetria (Exame que diagnostica se a criança já teve algum problema auditivo).

Para a Clara a partir de 1 ano são necessários exames de sague, urina e acompanhamento oftalmológico.

Quanta coisa né? Nada de mais, apenas exames de rotinas que devemos fazer para o crescimento saudável de nossos filhos.

Espero ter dado boas dicas, mas lembrem-se, é sempre necessário conversar com o pediatra, pois cada criança é única e tem suas peculiaridades.

Boa semana.

Author

Comments are closed.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0