Atenção é a consciência e estado de concentração mental, e super necessário para que se processe o aprendizado.

Ela está ligada a vários fatores,  é dar destaque a algo naquele determinado momento para que se tenha foco naquilo que está em destaque no momento.

É a função cognitiva que vamos abordar essa semana continuando nossa série “Brincar para Aprender”, aqui no Down é Up.

A atenção é fundamental para o processo de memorização, sempre vamos dar mais atenção para aquilo que estiver com maior destaque no nosso dia, por exemplo.  Diferentes estímulos fazem parte do processo, a atenção seletiva que é quando você escolhe um estimulo que deseja prestar atenção, o foco está todo em apenas uma situação. Diferente da atenção dividida que é quando a pessoa consegue prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo.

O desenvolvimento que temos nessa função é limitado, e o desempenho depende de vários fatores, como o emocional estar abalado, tristeza, cansaço, ansiedade, ou até um pouco mais grave como o déficit de atenção que tem que ser tratado e acompanhado por um médico.

As crianças com síndrome de down tem uma dificuldade maior de se concentrar e isso não é um atraso no desenvolvimento, e sim um ponto mais fraco dentro do seu comportamento. É mais difícil prender a atenção porque eles geralmente se distraem muito fácil, então é necessário adotar estratégias para conseguir prender a atenção, principalmente na escola é necessário ter uma metodologia diferente para conseguir um desenvolvimento cada vez melhor.

É legal usar os pontos fortes como aliado para desenvolver os pontos fracos, as crianças com síndrome de down são muito criativas, tem imaginação fértil, então é fácil trabalhar com historias, utilizar cores fortes, atividades curtas que instigue curiosidades dos pequenos e muitas brincadeiras que estimulem o aprendizado. Aprender brincando é mais fácil de memorizar, estimula o riso, o ânimo, deixa tudo mais leve e a atenção vai estar presa na situação só pelo simples fato de ser algo divertido.

Author

Comments are closed.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0