A Paula Bon, orientadora pedagógica do Chico, respondeu algumas perguntas feitas pelo Down é UP sobre o que pensa e o que viveu em outra instituição.  Confiram na íntegra!

1 – Qual é a sua visão sobre a inclusão escolar da pessoa com SD?
Resp.: Acredito como educadora que devemos incluir todos, não apenas as crianças com SD. Existem vários tipos de inclusão , as que não são notórias/sindromáticas e que também devem ser incluídas.

2 – Como você considera a capacidade do aluno com SD participar das aulas na escola?
Resp.: Acredito que o aluno pode corresponder com grande sucesso, dependendo do trabalho e da forma como for incluído na escola. Entendendo que temos diferentes tipos de comprometimento, temos crianças que se alfabetizam e concluem o ensino médio. Tenho experiência em outra escola que trabalhei onde fomos adaptando o currículo junto com a família.

3 – Na sua opinião, qual seria a principal limitação do aluno com SD no processo de inclusão pedagógica escolar?
Resp.: Temos algumas limitações como a não expressão oral, dificuldade motora e auditiva. Para mim, são as que mais prejudicam o processo pedagógico.

4 – Qual é a sua perspectiva no que se refere a evolução e aprendizado do aluno?
Resp.: As conquistas dele com ele mesmo. Quais os avanços que vai conseguindo dentro das metas que destacamos para cada ciclo. A cada sucesso muito incentivo.

5 – Qual a melhor faixa etária para inclusão de crianças com SD no ensino escolar?
Resp.: Não vejo uma idade melhor para começar. Acredito que o direito da criança com SD é igual a todos de ingressar na educação infantil a partir da idade que cada escola atende , se tiver berçário, no berçário, se tiver maternal, no maternal.

Author

Comments are closed.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0