Não, não foi fácil acreditar: Porque conosco? O que fizemos de errado? Porque esse “castigo”?
Depois a negação: Não é verdade! Vamos repetir o exame! O resultado está errado!
E enfim a realidade. Nosso filho primogênito tem uma cardiopatia grave e terá que operar ainda pequeno. E ele também tem Síndrome de Down.

Descobrimos tudo isso no 5º mês da gestação e para mim foi muito mais difícil lidar com a SD do que com a cardiopatia. Nunca havia tido contato com o mundo Down e aceitar a deficiência intelectual do Chico não foi uma tarefa fácil. Se tivesse um único pedido pra Deus optaria pela “cura” da Síndrome de Down. O tempo iria mostrar como eu estava errado!

Ele nasceu em Fevereiro de 2014, lindo, forte ,e, dentro do possível saudável. Todo o risco de operar logo após o nascimento foi afastado com os exames iniciais e em 4 dias ele já estava em casa. O objetivo nos primeiros meses de vida era crescer e ganhar peso para diminuir o risco cirúrgico. No 4º mês de vida marcamos a operação.

Foram as piores horas da minha vida. 6 longas e intermináveis horas! E deu tudo certo! A operação foi um sucesso e a cardiopatia foi corrigida! Sobrevivemos a toda essa experiência e gostaria de compartilhar alguns aprendizados:

DEUS existe! E ELE está no controle. Temos o livre arbítrio para fazer escolhas, mas as coisas só acontecem como e quando ELE quiser.

O tempo é quem é dono do tempo. O desenvolvimento do Chico tem o tempo certo, e com muito amor e paciência ele vai superar todos os obstáculos.

SD não tem cura, porque não é uma doença. É uma condição genética que causa atraso no desenvolvimento mas não impede o aprendizado. Eles são capazes de TUDO!

Ser pai é a verdadeira profissão da vida. É um trabalho 24/7 pra sempre!
A FAMÍLIA é a base de tudo. Agradeço aos meus pais e sogros por todo apoio e exemplo!
Sou casado com uma mulher espetacular! Minha companheira nessa vida. Mãe dos meus 3 filhos, TE AMO!

E por fim gostaria de agradecer ao Chico por todo aprendizado que ele me proporciona diariamente. É uma honra ter você na minha vida!

Author

6 Comments

  1. David Nonno

    Parabéns Calazans!! Tenho certeza que o Chico é uma dádiva de Deus, e vc sabe disso!! Abs!

  2. Gabriela Barroso

    Lindo e emocionante depoimento! O Amor é uma força extraordinária!
    Parabéns Chico!

  3. Fabiana macedo coimbra

    Estou adorando os textos e msgs, alem de mto aprendizado e conhecimento pela visão dos pais. Isso é mto importante! Parabéns pela iniciativa do downeup!!! Passar essa experiência de vida para outras familias é uma coisa linda! Mostrar que as dificuldades existem mas que são superáveis e a forma como deve-se estimular a criança, porque ha certeza de um atraso, mas que é completamente viável de superação! E nada como recompensa um sorriso da criança que é a mais dócil e cativante possivel!
    Parabens à vocês pela família e dedicação! Acredito em Deus e Ele sabe o que faz!
    Um bj com carinho e orgulho

  4. Lindo. Essa família e um espetáculo! Muito orgulho de vcs!!

    Beijos da Aline ( Laranjeiras)

  5. Gladys Calazans Albuquerque

    Alexandre, quando você nasceu, me disseram que eu tinha ganho um filho-anjo. Algumas vezes ouvi de outras pessoas a mesma afirmação. Nunca duvidei disso! Que homem maravilhoso vc se tornou! Te amo! Que sorte tem seus três filhos!

  6. Maria do Carmo Bartz

    Fiquei emocionada com teu depoimento!!!


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0