Brincar para Aprender- ”Equilíbrio”

O que é Equilíbrio?

Equilíbrio significa harmonia, estabilidade, solidez. É o estado daquilo que se distribui de maneira proporcional.

A expressão “por em equilíbrio” significa igualar, contrabalançar. “Manter-se em equilíbrio” significa sustentar-se, aguentar-se.

No sentido figurado, equilíbrio significa prudência, moderação, comedimento, domínio de si mesmo.

Você concretiza já ouviu falar de Equilíbrio emocional.

Equilíbrio emocional é o controle total sobre os pensamentos e as ações que determinam o comportamento humano.  É a capacidade de enfrentar obstáculos e ter controle absoluto dos sentimentos e das reações.

Ter equilíbrio emocional é ter clareza e domínio para sair de situações problemáticas, para lidar com adversidades, procurando resolvê-las da melhor maneira possível, buscando meios para solucionar todo e qualquer tipo de problema, de forma pacífica. O equilíbrio emocional é extremamente importante para que sejam tomadas decisões acertadas, tanto na vida familiar, profissional etc.

Na infância a criança desenvolve as habilidades motoras que dentre elas está o equilíbrio, que quando constitui a base para varias outros fatores. 

Além do importante papel que o equilíbrio exerce na execução de funções cotidianas como andar, ficar em pé, correr e pular e principalmente na alfabetização.

Existem algumas coisas que os papais podem ter atenção e já ir corrigindo em casa mesmo como:

  • Assentar-se adequadamente numa cadeira;
  • Coordenar os movimentos da mão e dos olhos durante a escrita;
  • Escrever em linha reta, respeitando os espaços entre as linhas (reais ou imaginárias);
  • Movimentar os olhos adequadamente durante a leitura

Com as crianças que tem Síndrome de Down para o estimulo é preciso ser um pouco maior para o desenvolvimento dessa função, acompanhamento da fono para desenvolver uma escrita em linha reta é muito importante, aprendemos com a fono do Chico que para ajudar no estimulo com as crianças que tem a Síndrome de Down o ideal é usar tons claros e a criança escreve por cima e  nunca se usar a linha pontilhada para ensinar um traço.


Comments are closed.