É isso pessoal mais uma novidade do Francisco. A necessidade de usar óculos. Como sempre conto as nossas experiências e os desafios que encontramos no dia a dia. Lembro que cada criança é única e não existem regras, mas sempre gosto de alertar a importância de estarmos atentos aos nossos filhos.

Percebi que o Chico assistia mais de perto os desenhos e se aproximava cada vez mais dos livros, então corri para marcar a revisão anual dele no oftalmologista, lembrando que a Maria Clara fez sua revisão anual também. É muito comum crianças com síndrome de Down apresentarem problemas de visão. Cerca de 50% tem dificuldade para ler de longe e 20% de perto. Algumas têm estrabismo (são vesgas) e outras podem ter catarata congênita que deve ser tratada rapidamente para não perderem a visão.

E na consulta deste ano em junho descobrimos que ele está com 2 graus de astigmatismo (Uma córnea normal é redonda e lisa, no caso de quem tem astigmatismo, ela é mais ovalada, isto faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.) e 2 graus de hipermetropia (anomalia da refração ocular que se traduz por dificuldade de enxergar de perto).

E aí mais um desafio, ele usará óculos. Como as crianças com síndrome de Down tem uma melhora no aprendizado com as informações visuais é muito importante ter a visão perfeita, ajudando na linguagem verbal também.

Corremos e fomos atrás do modelo ideal que o médico sugeriu com uma armação de borracha super flexível e com o design ideal para seu rosto, pois a curvatura do nariz é diferente, um pouco menor. Óculos pronto e seguimos com a adaptação. Nada fácil, todos os dias insistimos o uso do óculos, mas não é fácil, para uma criança de 3 anos ter que aceitar um objeto estranho no rosto não é mole. Junto com seus terapeutas e educadores insistimos e explicamos sempre com brincadeiras. Temos tido progresso, mas ainda não conseguimos que ele use o dia todo. Quando ele perceber que enxerga tudo com mais nitidez com certeza aceitará bem os óculos. Mas seguimos em frente com a adaptação.

Lembre-se, sempre de manter a rotina anual das idas aos profissionais de saúde.

Author

Comments are closed.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0